sábado, abril 22, 2006

Espaireceres

Sou um homem que se contenta com pouco. Não com tão pouco, que é minha atual situação, mas com pouco eu me contento. (Eis minha dificuldade em encontrar uma companheira.)

Não morarei fora do Brasil, nem fora do Rio de Janeiro -- senão por exílio -- e talvez eu nunca conheça Dublin, nem Praga, nem Pequim.

Tenho dívidas de ir a Belo Horizonte, a Salvador, e gostaria de visitar Sampaulo, mas não penso que conseguirei pagar tais dívidas e, de verdade, são compromissos mais comigo do que para com os outros.

Espaireço bem no Rio de Janeiro, cidade grande, como qualquer outra. Cidade grande, como qualquer outra, violenta a seu próprio modo. Em chamas, como qualquer Roma.

(Espaireceria na Roma de há vinte centênios atrás, com igual alegria.)

(Espaireceria na Nínive da Mesopotâmia.)