sábado, setembro 01, 2007

06*18, janela norte

06*18, janela norte
Declínio & Queda

Não é raro encontrar em livros de história títulos de capítulos como "Declínio e queda do império romano". Não sei quanto aos leitores deste blog (se é que há algum), mas acho que, periódica ocasião eu, o escrivão, passo por meus "declínios e quedas". (Talvez toda segunda-feira.)
(Não, eu não sou fanático por Garfield ... eu nem vi os filmes. Nenhum dos dois.)
(A única tirada que achei maneira, relacionada com o felino, é a referência sarcástica, em Shrek 2, em que os três (o burro, Shrek e o Gato de Botas) estão no balcão da taverna, "curtindo a fossa" porque a Fiona foi enganada pelo filho da fada madrinha, e nos suspiros dos três, o Gato de Botas, com uma caneca de grogue em ... patas, suspira "odeio segunda-feira!", em referência ao outro felino. A referência satírica é muito apropriada, pois é nonsense para o momento, como a série Shrek se propõe, de diversa maneira, e o Gato de Botas é uma figura que lembra em ligeiro, à do Garfield ... (A saber, por causa da cor, e das listras nas costas.) A referência é válida, e é engraçada.)
(Não gosto de sátiras, mas esse momento sarcástico, em particular, me agrada. Talvez porque eu não goste do Garfield, e ele é que é satirizado, ali.)
Vivo dias de aporias. Não me vejo saídas da inércia de vida (ou da falta dela) em que me encontro, e os dias apenas passam. Não há nada. Não há retorno, não há reciprocidade, não há alegria, não há ... Nada de bom. Apenas as tristezas. O blog devia chamar-se "Tormentos de Guga", ou, talvez, "A triste história do Guga". (Até me faz lembrar do blog de uma amiga ... "Era uma vez uma Patrícia". Não adianta procurar tal blog ... ela ... o deletou. Ou então casou, mudou, e não me convidou.)

2 Comments:

Blogger Jonga Olivieri said...

Concordo: “declínio e queda” é um "chavão" em publicações as mais diversas. Creio até que lí muitos livros assim. O que mais me marcou, tive contato ainda nos anos 60 do século passado, e chamava-se "Ascensão e queda do III Reich" (de William Shirer), uma das mais completas análises do nazismo, as causas que propiciaram seu surgimento, aquela "loucura" toda, após a existência de uma das constituições mais democráticas da história da humanidade: a da República de Weimar.
Mas, creio a origem da expressão "declínio e queda" tem a ver com a tradição "cristã" do nosso mundo romano pós-império romano. "... Paixão e morte" de Cristo...
Até sábado, "sistemático" blogueiro Gustavo Olivieri.

domingo, setembro 02, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Um pouco depois da citada cena do gato de botas, tem uma cena que me intriga. Porque o Pinoquio estava usando lingeries femininas? Ha uma exlicacao logica para aquilo? eu dormi no meio do filme e nao entendi a piada? Eu heim...

Mas nao fique triste. Tudo isso vai passar. Ha que se preservar a docura primeira...

sexta-feira, setembro 07, 2007  

Postar um comentário

<< Home