06*18, c
Assuntos de blog, & outras coisas
Desde que escrevi meu primeiro livro, passou-se pela minha mente que "eu podia publicar como blog", porque é um livro de ensaios, e um blog é algo bastante parecido com um livro de ensaios.
Depois que comecei a escrever em especial para o blog, percebi que há diferença entre livros e blogs, há diferença real entre ensaios escritos para livro e ensaios escritos para blog.
Isso é uma constatação interessante, pois, aparentes vistas, já há pessoas defendendo que não. Contudo, sim, há diferença entre um livro e um blog, mesmo que seja um livro de ensaios, coisa com que o blog se assemelha muito.
Devo esclarecer, contudo, que nem todas as pessoas entenderão isso. É algo claro para mim porque eu não escrevo apenas blog, mas escrevo livros também, e ... conheço a diferença. E quem escreve livros, sabe do que estou falando.
Escrevi quatro livros, e estou trabalhando em outros. Registrado em biblioteca pública, até este 18 de junho, apenas um, o Livro à venda. (Os outros não posso dizer quais são, pois ainda não estão registrados.) O Livro à venda é um livro de ensaios. Depois dele, escrevi um outro, muito ligeiro, que é um livro de diálogos. Depois, comecei a escrever um segundo livro de ensaios, que não concluí. Está em aberto. Acredito que me porei sobre ele, quando puder, e pretendo terminá-lo, mas ainda não tenho previsões. Escrevi um outro livro ligeiro, que foi um segundo livro de ensaios, e que é seqüencial ao Livro à venda. Esse terceiro livro me abriu caminho para a escritura de um quarto livro, que é um "livro dos meus sonhos", o livro, ou parte dele, que eu sempre quis escrever. Conclui esse quarto livro, que me abriu caminho para um quinto livro, que será de escritura vagarosa. (Não é como o livro que está parado, mas apenas vagaroso, e sem previsão de fim porque é livro "que vai acontecendo".) Fora esses, tenho dois projetos por começar, mas que dependem de financiamento. E tenho um projeto de ficção científica, que eu pensei que havia encalhado, mas que descobri que não ... Está, em verdade, quase concluído.
Eis os livros, portanto:
1. Livro à venda: ensaios, concluído & registrado
2. o livro de diálogos, concluído / sem previsão de registro
3. o segundo livro de ensaios, o "livro parado" ... parado
4. o terceiro livro de ensaios, e o segundo concluído, que tem como subtítulo "ensaios II", concluído, e aguardando fim da greve do MINC, para proceder à conclusão do registro
5. o livro que eu sempre quis escrever, concluído / sem previsão de registro
6. o projeto de livro "estórias do passado", em processo cotidiano de escrita
7. o projeto de livro "projeto alfa", aguardando financiamento
8. o projeto de livro "contos sobre o presente", projeto parado
9. o projeto de livro "ficção científica", quase-concluído / por registrar assim que fechar, dependendo da viabilização financeira
10. o projeto de conto "projeto beta", projeto em idéia
Notas.
i. Não mencionei (esqueci-me deles), os dois projetos "contos sobre o presente" e "beta", que são também livros em projeto. Há ainda uma terceira intriga-conceito, mas que muito provável ocasião, será anexado aos "contos sobre o presente". ii. Registrar livros também depende de financiamento. Alguns livros eu devo urgir para registrar e publicar, como são os casos do "ensaios II", e do "projeto ficção científica". Os demais não urgem publicar e, portanto, tampouco registrar. (Registra-los-ei mediante possibilidade financeira; interessa-me registra-los, mas é ... luxo. Apenas realização de consumo meu. Pois há livros que melhoram o mundo; esses urgem publicar. Mas há livros que são apenas vaidade.)